top of page

Glutamina

GettyImages-1164913186-1600x1029_edited.jpg

A glutamina é um aminoácido não essencial que é produzido pelo corpo humano e também pode ser obtido através da alimentação. Ele desempenha vários papéis importantes no organismo, incluindo o suporte ao sistema imunológico, a manutenção da saúde intestinal e o fornecimento de energia para as células.

Os principais benefícios da glutamina estão relacionados ao suporte ao sistema imunológico e à saúde intestinal. Ela é o principal combustível para as células do sistema imunológico, ajudando a manter a função adequada do sistema de defesa do corpo. Além disso, a glutamina é um nutriente essencial para as células do intestino, ajudando a manter a integridade da barreira intestinal e a prevenir a permeabilidade intestinal.

E o que essa queda de Glutamina sérica causa no organismo?


1- Aumento da Permeabilidade Intestinal
Esse dano na barreira do intestino torna as células intestinais mais permeáveis, o que aumenta a passagem de substancias nocivas do intestino para o sangue.





















2- Redução da Energia Celular

A queda/diminuição de Glutamina no sangue gera um aumento na concentração de Fosfato Inorgânico.

Esse fato reduz as ligações entre as fibras musculares, dificultando a quebra da ATPase (enzima ativada por ATP – geração de energia).

Em paralelo, ocorre um aumento na concentração de Hidrogênio que forma fosfato inorgânico (H2PO4-), e isso causa a queda na potência muscular e queda no pH intracelular (acidose metabólica).

Por este fator descrito acima, pode-se aumentar a fadiga muscular.

Com sua redução, também há a queda do glutamato e α-cetoglutarato (intermediários do Ciclo de Krebs), causando dificuldades na produção de ATP celular e fornecimento de energia para a célula.

3 - Queda do Sistema Imune

Ela é precursora de Nitrogênio para a síntese (produção) de nucleotídeos (estrutura do DNA).

Assim, a glutamina é tida como uma fonte energética para a célula e considerada essencial para o funcionamento do sistema imune.

Ela atua no funcionamento dos linfócitos e macrófagos (células de defesa), proliferação e funcionamento das células T* além do crescimento das células intestinais (enterócitos).

4 - Aumento nos níveis de amônia 
Durante a atividade física intensa, os níveis de amônia são rapidamente elevados no sangue.

Como a amônia é tóxica e ultrapassa a barreira hemato-encefálica (no cérebro), o aumento de sua concentração pode causar fadiga no Sistema Nervoso Central (SNC), levando a queda de performance imediata.

 

A Glutamina tem um papel importante na remoção de amônia do sangue, pois ela remove a carga dos íons de amônia, “desativando” esses íons e gerando outros compostos não-tóxicos.

Somado a isso, a amônia também pode ser utilizada como combustível para o metabolismo e síntese proteica de bactérias.

 

beneficios-da-glutamina-permeabilidade-intestinal1.jpg
bottom of page